Pular para o conteúdo principal

ENTENDA O CONFLITO DE ISRAEL E A PALESTINA


Por que israelenses e palestinos se odeiam tanto? Primeiro, que fique claro, palestinos e israelenses, apesar de divergências, conviviam bem até os anos 1980 e mesmo durante os 1990. Muitos habitantes de Gaza ou de cidades na Cisjordânia trabalhavam em Israel, assim como muitos  israelenses visitavam as cidades e vilas palestinas para passear. Era comum israelenses judeus e palestinos cristãos e muçulmanos serem amigos e colegas de trabalho.
Conforme uma série de especialistas na região começou a frisar nos últimos tempos, esta convivência entrou em colapso com a separação entre os dois lados. No caso de Gaza, é ainda mais chamativo. Qualquer habitante de Gaza com menos de 20 anos dificilmente tem memória do que é Israel. E israelenses com menos de 20 anos entraram nos territórios palestinos apenas em ocupações militares (e, mesmo assim, em um número estatisticamente irrelevante).
Sem esta convivência, as narrativas mais extremistas ganham força. Em Gaza, é fácil para o Hamas demonizar os israelenses porque os jovens palestinos nunca viram um pessoalmente. O contato deles com Israel se dá agora na invasão por terra ou por TVs e posts em redes sociais cadas vez mais radicais. O mesmo ocorre do outro lado. Israelenses não conhecem palestinos de Gaza. O contato deles com o território se dá através dos foguetes lançados pelo Hamas e também por posts radicais em redes sociais (basta ver aqui no Brasil a quantidade de bobagens e mentiras envolvendo o conflito aqui no Facebook e mesmo em grandes jornais).
Quanto maior a convivência, maior a chance de paz. Basta observar como os árabe-israelenses, sejam eles cristãos ou muçulmanos, apesar de críticos de políticas de Israel, convivem bem com os vizinhos judeus e são integrados à sociedade israelense. Eles jamais lançariam foguetes contra Tel Aviv mesmo porque muitos vivem em Jaffa e em outras partes da cidade.
O problema é que a falta de convivência, já no zero em Gaza, tende a crescer também na Cisjordânia, onde o contato dos palestinos com Israel cada vez mais se resume aos colonos, que representam a ala mais radical dos israelenses. 

Postagens mais visitadas deste blog

25 Perguntas impossíveis de responder

1 - Porque é que a laranja se chama laranja e o limão não se chama verde?
2 - Porque é que as lojas abertas 24 horas possuem fechadura?
3 - Porque é que quem trabalha no mar se chama marujo e quem trabalha no ar não se chama araújo?
4 - Porque é que "separado" se escreve tudo junto e "tudo junto" se escreve separado?
5 - Porque é que os kamikazes usavam capacete?
6 - Porque é que se deve usar uma agulha esterilizada para dar a injecção letal a um condenado à morte?
7 - porque exaltasamba toca pagode ?
8 - porque zeca pagodinho toca samba?
9 - Porque é que os aviões não são fabricados com o mesmo material usado nas suas caixas negras?
10 - quem veio primeiro o ovo ou a galinha ?
11. Se o super-homem é tão inteligente, por que é que usa as cuecas por fora das calças?
12. O Pluto e o Pateta são dois cães, não são? Por que é que o Pateta fala e o Pluto não? 
13. Porque é que existem pessoas que acordam os outros para perguntar se estavam a dormir? 
14. Porque é que os Flinstones co…

Chega de imposto

Homens VS Mulheres