anuncio

COPA DO MUNDO RUSSIA 2018


Copa do Mundo FIFA de 2018 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2018 será a 21.ª edição do campeonato, e terá como país-sede a Rússia. A competição ocorrerá pela primeira vez em um país do Leste Europeu, escolhido no dia 2 de dezembro de 2010 pela FIFA para sediar a competição. São estimados 6 bilhões de Euros para a construção de estádios para o evento, além de mais 20 bilhões a serem investido em infraestrutura. O evento contará com o apoio de magnatas do país, entre eles o russo Roman Abramovich, proprietário do clube inglês de futebol, o Chelsea FC.
A Copa do Mundo de 2018, juntamente com a Universíada de Verão de 2013 e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 que também foram realizados em território russo, são os primeiros eventos esportivos de importância mundial realizados no país desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1980. A Fifa escolheu o país do leste europeu entendendo que o interesse da população pelo futebol vem aumentando, graças aos investimentos financeiros no esporte, do aumento da importância do campeonato russo e a migração de jogadores de outras ligas para o país, além de representar a ascensão econômica da Rússia após a dissolução da União Soviética em 1991. Os outros países que se candidataram à sede da competição foram: Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Holanda/Bélgica e Portugal/Espanha. A Rússia pretende a construção de 11 estádios em suas principais cidades europeias.
A Rússia anunciou o seu interesse em organizar a Copa do Mundo FIFA, no ínício do ano de 2009 e conseguiu inscrever sua postulação a tempo. O então primeiro-ministro Vladimir Putin afirmou oficialmente o interesse e nomeou um antigo ministro dos esportes para ser presidente do então Comitê de Candidatura. De acordo com o governo federal da Rússia, o país poderá gastar mais de 10 bilhões de dólares para organizar o evento. Catorze cidades estão incluídas na candidatura e estão divididas em quatro clusters: o cluster norte centralizado em São Petersburgo, o cluster central centralizado em Moscou, a parte sul centralizada em Sóchi e a parte do rio Volga. Apenas uma cidade estará na Rússia asiática: Ecaterimburgo. As outras cidades serão: Rostov do Don,Iaroslavl, Nijni Novgorod, Cazã, Saransk, Samara, Sóchi e Volgogrado. O país não possui um estádio com mínimo capacidade para 80.000 pessoas, mas o Estádio Luzhniki em Moscou, considerado um estádio de elite pela UEFA, tem uma capacidade para 78 mil e será ampliado para o evento. Um aspecto positivo da candidatura eram as infraestruturas que estarão disponíveis após os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e da Universíada de Verão de 2013.
A eleição da sede da copa do mundo de 2018 aconteceu em 2 de dezembro de 2010. Russia poderá ser retirada como anfitriã se opor a FIFA ou em casos parecidos. Para a Copa de 2018, somente países europeus (Bélgica/Países Baixos,Inglaterra, e Portugal/Espanha) foram os candidatos para o evento. No mesmo dia, em outra votação, dessa vez para a Copa do Mundo FIFA de 2022, que será realizada no Catar.
Resultados das rodadas de votação Vinte e dois membros do Comitê Executivo da FIFA tiveram direito a voto. Uma maioria absoluta de 12 votos foi necessária para a definição de cada país-sede.

BERIKAN KOMENTAR ()