Pular para o conteúdo principal

ESTAMOS NA COPA#07,HISTORIA DA UEFA


A Union des Associations Européennes de Football (UEFA) foi fundada em Basileia, na Suíça, a 15 de Junho de 1954, concretizando-se assim a visão pioneira de uma mão cheia de prestigiados dirigentes do futebol na época.
Desde então, o órgão governante do futebol europeu - uma das seis confederações da FIFA, órgão governante do futebol mundial - transformou-se no pilar sobre o qual assenta a modalidade no Velho Continente, trabalhando em nome das federações e de todas as partes interessadas na promoção do futebol e fortalecendo a sua posição como o desporto mais popular do Mundo.
O princípio que guiou os fundadores no início dos anos 50 foi a criação e desenvolvimento de um espírito de união e solidariedade entre a comunidade do futebol europeu. Agora, 60 anos volvidos, a missão da UEFA permanece a mesma. No entanto, o órgão assume agora também o papel de guardião do futebol na Europa, trabalhando de forma próxima com as suas 54 federações-membro para promover, proteger e fomentar a modalidade a todos os níveis, desde a elite e as suas estrelas até aos milhões de pessoas que praticam futebol como passatempo.
Em 1960, a UEFA empregava apenas três funcionários a tempo inteiro. Esse número foi crescendo ao longo dos anos, à medida que a organização se foi adaptando às novas realidades. Hoje, mais de 400 pessoas, de 38 nacionalidades diferentes (a partir de Fevereiro de 2014) - dirigentes, secretárias, especialistas de informática e de media, treinadores, tradutores - trabalham na sede administrativa da UEFA, localizada na cidade de Nyon, na margem do Lago Genebra, na Suíça. O organismo reside em Nyon desde 1995 após ter começado em Paris, antes de se mudar para Berna, capital federal da Suíça, onde a UEFA esteve durante três décadas a partir de 1960.
Ao longo das décadas, a UEFA passou de instituição maioritariamente administrativa para uma organização desportiva dinâmica, de acordo com as exigências do futebol moderno. A UEFA é uma autoridade desportiva que não tem os poderes de um governo; representa as federações europeias de futebol, e só pode agir de acordo com os desejos dessas federações.
Quando a UEFA foi fundada, era composta por 31 federações. Esse número cresceu gradualmente, até ao início dos anos 90, quando os desenvolvimentos políticos na Europa de Leste e a fragmentação da União Soviética deram origem a um rápido crescimento do número de novos estados, cada um com a sua própria federação. Consequentemente, a UEFA conta agora com 54 federações-membro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Perguntas impossíveis de responder

1 - Porque é que a laranja se chama laranja e o limão não se chama verde?
2 - Porque é que as lojas abertas 24 horas possuem fechadura?
3 - Porque é que quem trabalha no mar se chama marujo e quem trabalha no ar não se chama araújo?
4 - Porque é que "separado" se escreve tudo junto e "tudo junto" se escreve separado?
5 - Porque é que os kamikazes usavam capacete?
6 - Porque é que se deve usar uma agulha esterilizada para dar a injecção letal a um condenado à morte?
7 - porque exaltasamba toca pagode ?
8 - porque zeca pagodinho toca samba?
9 - Porque é que os aviões não são fabricados com o mesmo material usado nas suas caixas negras?
10 - quem veio primeiro o ovo ou a galinha ?
11. Se o super-homem é tão inteligente, por que é que usa as cuecas por fora das calças?
12. O Pluto e o Pateta são dois cães, não são? Por que é que o Pateta fala e o Pluto não? 
13. Porque é que existem pessoas que acordam os outros para perguntar se estavam a dormir? 
14. Porque é que os Flinstones co…

Adrea Araujo, a mulher mais bonita que você vai ver hoje

A linda musa sensual Andrea Araujo é torcedora fanática do Club Olímpia do Paraguai, mas também madrinha oficial do time. Além disso, essa morena da cor do pecado comparece a quase todos os confrontos do clube e faz com que o gramado fique mais emocionante. Só que não é pela beleza que Andrea Araujo causa alvoroço, mas sim com a exibição do corpo perfeito e curvas altamente desejáveis. No Instagram, a modelo economiza bastante em roupas e deixa bem claro a paixão doentia pelo Clube. Por isso, roupas que cobrem as curvas provocantes da morena não são bem as coisas de que ela mais gosta. Confira Andrea Araujo, a linda deusa sensual do Olimpia do Paraguai.
bem as coisas de que ela mais gosta. Confira Andrea Araujo, a linda deusa sensual do Olimpia do Paraguai.














Chega de imposto