Pular para o conteúdo principal

COMO FUNCIONA O TREM BALA?


O governo brasileiro pretende construir um trem bala para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. O projeto deve ficar pronto em seis anos.

O Trem Bala, ou Trem de Alta Velocidade (TAV), pode atingir a velocidade de até 350 km/h. Dessa forma, a viagem entre as duas capitais duraria cerca de uma hora e meia. O projeto do governo brasileiro pode custar até R$ 33 bilhões.

Os trens bala já são usados em vários países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Esses trens podem seguir dois tipos de sistemas: linhas férreas convencionais e trens de levitação magnética.

O trem bala segue um percuso mais reto, sem curvas fechadas. Esses projetos são feitos com trilhos contínuos e trens capazes de desenvolver mais energia.

O sistema do trem bala tem bastante estabilidade. A tecnologia empregada nesse tipo de veículo elimina o risco de descarrilamento em altas velocidades.

O trem bala necessita da construção de túneis e pontes para poder operar. O trilho de soldagem contínua, sem emendas, é o principal fator que contribui para que o trem bala viaje em velocidades acima de 300 km/h com todo o conforto para o passageiro.

Muitos trens desse estilo funcionam a base de energia elétrica, com cabos de alta tensão suspensos sobre a linha, ou com um terceiro trilho que fornece energia para os trens.

O trem bala requer um alto consumo de energia elétrica. Por isso, ele precisa de subestações de alimentação ao longo de todo o seu percurso. O projeto do trem bala brasileiro prevê a instalação de 11 subestações.

O trem bala de sistema MagLev é considerado o mais moderno do mercado. Ele utiliza trilhos e rodas de aço, e tem ímãs que fazem o trem praticamente "levitar" nos trilhos, com pouquíssimo atrito.

Em caso de falta de energia, o trem bala continua em operação graças a um sistema auxiliar de baterias que fornecem a eletricidade suficiente para que o veículo possa chegar à próxima estação com total segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Perguntas impossíveis de responder

1 - Porque é que a laranja se chama laranja e o limão não se chama verde?
2 - Porque é que as lojas abertas 24 horas possuem fechadura?
3 - Porque é que quem trabalha no mar se chama marujo e quem trabalha no ar não se chama araújo?
4 - Porque é que "separado" se escreve tudo junto e "tudo junto" se escreve separado?
5 - Porque é que os kamikazes usavam capacete?
6 - Porque é que se deve usar uma agulha esterilizada para dar a injecção letal a um condenado à morte?
7 - porque exaltasamba toca pagode ?
8 - porque zeca pagodinho toca samba?
9 - Porque é que os aviões não são fabricados com o mesmo material usado nas suas caixas negras?
10 - quem veio primeiro o ovo ou a galinha ?
11. Se o super-homem é tão inteligente, por que é que usa as cuecas por fora das calças?
12. O Pluto e o Pateta são dois cães, não são? Por que é que o Pateta fala e o Pluto não? 
13. Porque é que existem pessoas que acordam os outros para perguntar se estavam a dormir? 
14. Porque é que os Flinstones co…

Chega de imposto

Homens VS Mulheres